Formação Técnica em Dependência Química e Saúde Mental – Extensão universitária

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Sobre o curso


Quer se capacitar em uma das áreas mais importantes da saúde e do cuidado humano? Então essa é a sua chance!
Reconhecido pelo MEC
Início: 09 de agosto
FENATEHD / UNIFATEC
Entre em contato agora: (61) 99598-6111

O que você vai aprender?

  • Módulo 1: Fundamentos da Dependência Química e Saúde Mental (12h)
  • Histórico e evolução da abordagem sobre drogas e loucura
  • Classificação das substâncias psicoativas
  • Transtornos mentais mais comuns: ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia
  • Relação entre uso de substâncias e sofrimento psíquico
  • Políticas públicas e legislação sobre drogas e saúde mental
  • 📖 Referência base:
  • Brasil. Ministério da Saúde. "Política Nacional sobre Drogas".
  • Pitta, A. (2001). O que é loucura. São Paulo: Brasiliense.
  • Módulo 2: Neurociência e Psicobiologia da Adicção (10h)
  • Sistema de recompensa e circuito da dopamina
  • Craving e sensibilização neuroadaptativa
  • Síndrome de Deficiência de Recompensa (SDR)
  • Bases neuroquímicas dos transtornos mentais
  • 📖 Referência base:
  • Volkow, N., & Koob, G. (2015). Neurobiology of addiction. NIDA Publications.
  • Kandel, E. R. et al. (2013). Princípios de Neurociência.
  • Módulo 3: Psicodinâmica da Dependência e dos Transtornos Mentais (12h)
  • Feridas emocionais, traumas e compulsões
  • Mecanismos de defesa e sofrimento psíquico
  • Abandono, rejeição e vazio existencial
  • A droga como função simbólica e tentativa de anestesia emocional
  • 📖 Referência base:
  • Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais.
  • Nise da Silveira. (1992). O mundo das imagens.
  • Módulo 4: Psicoterapias no Tratamento da Dependência Química (16h)
  • Entrevista Motivacional
  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
  • Psicodinâmica e abordagem centrada na pessoa
  • Terapias corporais e expressivas (Gestalt, Psicodrama)
  • Logoterapia e ressignificação
  • 📖 Referência base:
  • Miller, W. R., & Rollnick, S. (2013). Entrevista Motivacional.
  • Beck, A. T. (2016). Terapia Cognitivo-Comportamental: fundamentos e aplicações.
  • Módulo 5: Estágios da Mudança e Prevenção da Recaída (10h)
  • Modelo de Prochaska e DiClemente
  • Manejo da ambivalência e resistência
  • Craving, gatilhos e prevenção de recaída
  • Reforço positivo e plano de continuidade terapêutica
  • 📖 Referência base:
  • Prochaska, J. O., & DiClemente, C. C. (1983). Stages of change model.
  • Módulo 6: Família, Codependência e Rede de Apoio (10h)
  • Dinâmica familiar e disfunções sistêmicas
  • Codependência e comunicação tóxic
  • Grupos de mútua ajuda (Al-Anon, Amor-Exigente)
  • Estratégias de psicoeducação com a família
  • 📖 Referência base
  • Woititz, J. G. (1985). Adult Children of Alcoholics.
  • Satir, V. (1988). Terapia Familiar Conjunta.
  • Módulo 7: Abordagens Integrativas e Práticas Complementares (10h)
  • Programação Neurolinguística (PNL)
  • Mindfulness, meditação e respiração consciente
  • Musicoterapia, arteterapia e expressão simbólica
  • Espiritualidade como fator de proteção
  • 📖 Referência base:
  • Frankl, V. (2008). Em busca de sentido.
  • Singer, T. (2006). Neuroscience of mindfulness meditation.
  • Módulo 8: Ética, Direitos Humanos e Políticas Públicas (10h)
  • Direitos da pessoa com transtornos mentais e dependência
  • Redução de danos e atenção psicossocial
  • Código de ética profissional
  • Papel do terapeuta, conselheiro e agente comunitário
  • 📖 Referência base:
  • Brasil. Ministério da Saúde. Cartilhas e manuais da RAPS e SUS.
  • Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional.
  • Módulo 9: Práticas Clínicas, Estudo de Casos e Supervisão (20h)
  • Análise e discussão de casos clínicos reais
  • Simulações terapêuticas e construção de plano de atendimento
  • Relatórios de acompanhamento e intervenções em grupo
  • Supervisão em grupo com orientação didático-clínica
  • 👨‍🏫 Metodologia
  • Aulas Presencial Remoto ( ao vivo ) e ambiente AVA para quem perder alguma disciplina
  • Estudo de casos e dinâmicas vivenciais
  • Leituras dirigidas e discussões em grupo
  • Atividades práticas supervisionadas
  • Plataforma virtual com materiais complementares
  • ✅ Avaliação
  • Frequência mínima: 75%
  • Participação em atividades práticas e supervisão
  • Trabalho final (estudo de caso ou plano terapêutico)
  • Autoavaliação reflexiva