Sobre o curso
Quer se capacitar em uma das áreas mais importantes da saúde e do cuidado humano? Então essa é a sua chance!
Reconhecido pelo MEC
Início: 09 de agosto
FENATEHD / UNIFATEC
Entre em contato agora: (61) 99598-6111
O que você vai aprender?
- Módulo 1: Fundamentos da Dependência Química e Saúde Mental (12h)
 - Histórico e evolução da abordagem sobre drogas e loucura
 - Classificação das substâncias psicoativas
 - Transtornos mentais mais comuns: ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia
 - Relação entre uso de substâncias e sofrimento psíquico
 - Políticas públicas e legislação sobre drogas e saúde mental
 - 📖 Referência base:
 - Brasil. Ministério da Saúde. "Política Nacional sobre Drogas".
 - Pitta, A. (2001). O que é loucura. São Paulo: Brasiliense.
 - Módulo 2: Neurociência e Psicobiologia da Adicção (10h)
 - Sistema de recompensa e circuito da dopamina
 - Craving e sensibilização neuroadaptativa
 - Síndrome de Deficiência de Recompensa (SDR)
 - Bases neuroquímicas dos transtornos mentais
 - 📖 Referência base:
 - Volkow, N., & Koob, G. (2015). Neurobiology of addiction. NIDA Publications.
 - Kandel, E. R. et al. (2013). Princípios de Neurociência.
 - Módulo 3: Psicodinâmica da Dependência e dos Transtornos Mentais (12h)
 - Feridas emocionais, traumas e compulsões
 - Mecanismos de defesa e sofrimento psíquico
 - Abandono, rejeição e vazio existencial
 - A droga como função simbólica e tentativa de anestesia emocional
 - 📖 Referência base:
 - Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais.
 - Nise da Silveira. (1992). O mundo das imagens.
 - Módulo 4: Psicoterapias no Tratamento da Dependência Química (16h)
 - Entrevista Motivacional
 - Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
 - Psicodinâmica e abordagem centrada na pessoa
 - Terapias corporais e expressivas (Gestalt, Psicodrama)
 - Logoterapia e ressignificação
 - 📖 Referência base:
 - Miller, W. R., & Rollnick, S. (2013). Entrevista Motivacional.
 - Beck, A. T. (2016). Terapia Cognitivo-Comportamental: fundamentos e aplicações.
 - Módulo 5: Estágios da Mudança e Prevenção da Recaída (10h)
 - Modelo de Prochaska e DiClemente
 - Manejo da ambivalência e resistência
 - Craving, gatilhos e prevenção de recaída
 - Reforço positivo e plano de continuidade terapêutica
 - 📖 Referência base:
 - Prochaska, J. O., & DiClemente, C. C. (1983). Stages of change model.
 - Módulo 6: Família, Codependência e Rede de Apoio (10h)
 - Dinâmica familiar e disfunções sistêmicas
 - Codependência e comunicação tóxic
 - Grupos de mútua ajuda (Al-Anon, Amor-Exigente)
 - Estratégias de psicoeducação com a família
 - 📖 Referência base
 - Woititz, J. G. (1985). Adult Children of Alcoholics.
 - Satir, V. (1988). Terapia Familiar Conjunta.
 - Módulo 7: Abordagens Integrativas e Práticas Complementares (10h)
 - Programação Neurolinguística (PNL)
 - Mindfulness, meditação e respiração consciente
 - Musicoterapia, arteterapia e expressão simbólica
 - Espiritualidade como fator de proteção
 - 📖 Referência base:
 - Frankl, V. (2008). Em busca de sentido.
 - Singer, T. (2006). Neuroscience of mindfulness meditation.
 - Módulo 8: Ética, Direitos Humanos e Políticas Públicas (10h)
 - Direitos da pessoa com transtornos mentais e dependência
 - Redução de danos e atenção psicossocial
 - Código de ética profissional
 - Papel do terapeuta, conselheiro e agente comunitário
 - 📖 Referência base:
 - Brasil. Ministério da Saúde. Cartilhas e manuais da RAPS e SUS.
 - Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional.
 - Módulo 9: Práticas Clínicas, Estudo de Casos e Supervisão (20h)
 - Análise e discussão de casos clínicos reais
 - Simulações terapêuticas e construção de plano de atendimento
 - Relatórios de acompanhamento e intervenções em grupo
 - Supervisão em grupo com orientação didático-clínica
 - 👨🏫 Metodologia
 - Aulas Presencial Remoto ( ao vivo ) e ambiente AVA para quem perder alguma disciplina
 - Estudo de casos e dinâmicas vivenciais
 - Leituras dirigidas e discussões em grupo
 - Atividades práticas supervisionadas
 - Plataforma virtual com materiais complementares
 - ✅ Avaliação
 - Frequência mínima: 75%
 - Participação em atividades práticas e supervisão
 - Trabalho final (estudo de caso ou plano terapêutico)
 - Autoavaliação reflexiva